Ensaio por partículas magnéticas

Home / Ensaio por partículas magnéticas

Ensaio por partículas magnéticas

O ensaio de partículas magnéticas tem como objetivo básico a detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos.

O ensaio consiste na aplicação de um campo magnético no interior da peça. Este campo, quando exposto à presença de descontinuidades, sofre desvios e sai para a superfície da peça gerando campos de fuga.

Os campos de fuga podem então ser facilmente mapeados com adição de partículas magnéticas (pó fino colorido de material ferromagnético), que tenderão a acumular-se nessas regiões, produzindo assim uma indicação visual na superfície da peça, que corresponde aos limites e contornos das descontinuidades.

Aplicações do ensaio por partículas magnéticas

Dependendo da finalidade do ensaio e das características das peças, os equipamentos e técnicas podem diferir entre si, exigindo outras etapas, como a desmagnetização, limpeza inicial ou limpeza final. O material fica restrito ou limitado a materiais ferromagnéticos e materiais homogêneos que não possuem dimensões e geometria complexa.

Fale Conosco

Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.

Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.