Entre em contato
(11) 99245-5792
Entre em contato
(11) 5044-3522
40 anos Abendi Bureal Vertitas

Ensaio por ultra-som

Home / Ensaio por ultra-som

Ensaio por ultra-som

O ensaio por ultrassom é um método não destrutivo, no qual um feixe sônico de alta frequência é introduzido no material a ser inspecionado, com o objetivo de detectar descontinuidades internas e superficiais.

O som que percorre o material é refletido pelas interfaces, detectado e analisado para determinar presença e localização de descontinuidades.

A maioria dos aparelhos para ensaio de ultrassom detectam descontinuidades através da monitoração das reflexões sônicas, transmitidas por meio de um cabeçote acoplado à peça. O aparelho dispõe de um visor que permite determinar a intensidade da energia refletida e a localização das interfaces. Pela análise destas reflexões o inspetor consegue determinar a existência ou não de descontinuidades do material.

Aplicações do ensaio por ultrassom

Sua aplicação principal é na detecção e avaliação de descontinuidades internas. Além disso, é utilizado para detecção de descontinuidades superficiais, medição de espessuras e avaliação de corrosão, e menos frequentemente, para determinar propriedades físicas, estrutura, tamanho de grão e constantes elásticas de materiais.

Fale Conosco

Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.

Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.