Entre em contato
(11) 99245-5792
Entre em contato
(11) 5044-3522
40 anos Abendi Bureal Vertitas

Líquido penetrante (LP)

Home / Líquido penetrante (LP)

Líquido penetrante (LP)

O ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para detectar descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade, como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, certos tipos de plásticos ou materiais sintéticos. Líquidos penetrantes também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes.

Saiba como é realizada a aplicação do líquido penetrante

O líquido penetrante é aplicado com pincel, pistola, com lata de aerossol ou mesmo por imersão da peça no tanque contendo o líquido, aguarda-se um certo tempo para que ocorra a penetração. Este método está baseado no fenômeno da capilaridade, que é o poder de penetração de um líquido em áreas extremamente pequenas devido a sua baixa tensão superficial. O poder de penetração é uma característica muito importante, uma vez que a sensibilidade do ensaio é extremamente dependente do mesmo.

Utilização do método LP

Descontinuidades em materiais fundidos tais como: gota fria, trinca de tensão provocada por processos de têmpera ou revestimento. Descontinuidades de fabricação ou de processo tais como: trincas, costuras, dupla laminação, sobreposição de material. Trincas em soldagem e trincas provocadas pela usinagem, fadiga do material ou mesmo corrosão sob tensão, também podem ser facilmente detectadas pelo método de Líquido Penetrante.

Fale Conosco

Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.

Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.